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ER309L

Vareta Tig e arame Mig ER309L, indicados para aços de alta liga do tipo 24%Cr, 12%Ni e uniões dissimilares. Depósitos resistentes à corrosão até 950°C.

Vareta Tig  e arame Mig ER309L, contendo principalmente 24% Cr e 13% Ni. O teor de Cr é aproximadamente 5 % superior ao correspondente da vareta ER308L. Desse modo, esta liga possui um comportamento superior, não apenas em termos de resistência à corrosão geral, como também à temperaturas elevadas. Foi projetada, primordialmente, para atender aos requisitos dos aços inoxidáveis ​​que usam processos de solda com gás inerte. A baixa porcentagem de C no metal depositado reduz definitivamente a possibilidade de precipitação de carbonetos de Cr. Aumenta, dessa forma, a resistência à corrosão intergranular.

A vareta Tig ER309L ou o arame Mig  ER 309L são  indicados fundamentalmente para efetuar soldas em aços austeníticos das séries 201, 202, 301, 302, 303, 304L, 308L .Igualmente, para soldar aços refratários de composição química similar, sob condições de alta diluição. Frequentemente utilizados em soldas dissimilares entre aços inoxidáveis ​​e aços C Mn.

Aspectos técnicos nas soldagens Tig de aços inoxidáveis, utilizando a vareta ER309L

  1.  Fonte de calor altamente concentrada, permitindo dessa forma, um controle eficiente do metal de solda.
  2. Arco extremadamente estável e ao mesmo tempo, com  boa visibilidade. Cordões limpos, sem respingos e sem a necessidade de aplicar de fluxos, como resultado das características de limpeza do arco e da baixa incidência de óxidos metálicos.
  3. Excelente qualidade metalúrgica, com controle preciso da penetração e  ademais com boa operatividade em toda posição.
  4. Metal de solda livre de poros ou outros defeitos.
  5. Alta vida útil dos eletrodos de tungstênio

Norma: AWS A5.9 ER309L

Composição Química (%)

C = 0,025 %
Si = 0,65 – 1,00 %
Mn = 1,20 – 2,00 %
Cr = 23.0 – 25.0 %
Ni = 12,0 – 14,0 %
Mo = 0,0 – 0,3 %
P = 0.03 %
S = 0.03 %
Cu = 0.75 %

Resistência à tração: > 640 N / mm2

Aplicações: soldagem de união de aços inox com aços C ou de baixa liga, ligações em juntas com aços dissimilares, peças para aeronaves e motores a jato, escapamentos automotivos, trocadores de calor, incineradores de resíduos, componentes para sopro de vidro, parafusos de ancoragem de fornos, etc..