Pular para o conteúdo

Revestimentos de solda dura aplicados com o processo Mag/Mig

Solda dura com arame Mig

Solda dura pode ser depositada nas superfícies de componentes metálicos, com a finalidade de recondicionar peças usadas. De maneira idêntica, para aumentar a resistência ao desgaste; na fabricação de peças totalmente novas.

A atividade de reparo ou manutenção mais comum é sem dúvida, a reconstrução de partes que foram degradadas. Talvez provavelmente, por consequência das condições do serviço. Aplicando camadas de solda nas áreas comprometidas; com o propósito de restaurar as características originais.

Desgaste metálico

A princípio; produz uma deterioração permanente nos componentes metálicos, por causa do uso prolongado durante o serviço. Provoca-se dessa forma, uma mudança significativa no estado original de uma peça. Causando, com toda a certeza, uma diminuição no seu desempenho ou igualmente, na sua funcionalidade. Além disso; redução de produtividade, maior consumo de energia e ademais prejuízo na performance. Portanto, é imprescindível considerar os efeitos negativos do desgaste, com o propósito de realizar um planejamento adequado nas rotinas de manutenção

Reconstrução de máquinas e equipamentos

São os procedimentos efetuados com o propósito de restaurar partes metálicas às suas dimensões iniciais. Frequentemente com a aplicação de metal de adição com características semelhantes ou idênticas às do componente mecânico.

Revestimentos de solda dura

É a deposição de uma ou várias camadas de solda, mais duras que o material de base. Com o intuito de aumentar a resistência ao desgaste.

A princípio, possuem às seguintes propriedades:

Em primeiro lugar, rigidez estrutural .
Em segundo lugar, resistência mecânica, assim como resistência ao impacto.
Além disso, integridade estrutural. Para condições de corrosão e da mesma forma, com serviços à altas temperaturas

Arames maciços empregados para depositar solda dura

1- Arame Mig ER420

O arame MIG ER420 deposita um metal de solda dura, apresentando ademais estrutura metalúrgica totalmente martensítica

Composição química (%)

C = 0,25 % – 0,40 %
Cr = 12,0 % – 14,0 %
Ni = 0,6 % max.
Mo = 0,75 % max.
Cu = 0,75 % max.

2- Arame Mig 1.4122

O arame Mig 1.4122 é um fio sólido ligado ao Cr, com metal de solda de aço inoxidável .

Composição química (%)

C = 0,33 % – 0,45 %
Si = 1,0 % max.
Mn = 1,5 % max.
Cr = 15,5 % – 17,5 %
Ni = 1,0 % max.
Mo = 0,8 % – 1,3 %

3- Arame Mig 1.4718

É um fio sólido projetado para fazer revestimentos rígidos em peças sujeitas ao impacto e do mesmo modo, ao desgaste. O consumível produz soldas com um nível de dureza adequado, apresentando com toda a certeza, o melhor compromisso entre resistência à abrasão e ao impacto. Em outras palavras: um metal de solda com dureza maior seria bom para abrasão, porém quebradiço sob condições de impacto. Ao contrário, se tiver dureza menor seria bom para impacto e ruim para abrasão.

Composição química (%)

C = 0,45 %
Cr = 9,20 %
Si = 3,00 %