1.4122

Vareta Tig e arame Mig 1.4122, para soldas em aços ferríticos ligados ao cromo e aços fundidos de composição química semelhante.  Os depósitos podem ser temperados para obter a dureza desejada, aceitando polimento para acabamentos de alto brilho.

SKU: 122 Categorias: ,

Vareta Tig e arame Mig 1.4122 de aço inoxidável martensítico, com 17 % Cr e 1 % Mo. Os depósitos de solda apresentam não apenas alta dureza, como também excelentes propriedades antifricção. Da mesma forma, boa resistência à corrosão. Indicados principalmente para efetuar enchimentos em peças sujeitas ao impacto; atrito metálico; compressão e sobretudo à abrasão. A vareta Tig e o arame Mig 1.4122 são utilizados frequentemente em uniões de aços ferríticos inoxidáveis com 13 -18 % de Cr.

Considerações técnicas para fazer enchimentos duros com a vareta e o arame 1.4122

Condição superficial

A princípio, o requisito mais importante é que a peça de trabalho esteja limpa e ademais livre de ferrugem ou carepas. Do mesmo modo, com o intuito de remover sujeiras, graxas e ferrugem, aplicamos uma escovação, retificação e limpeza com solventes adequados.

Preaquecimento

Empregado com a finalidade de reduzir:

1. Desenvolvimento de trincas. O H que é criado principalmente a partir da umidade, aumenta a chance de fissuração. O preaquecimento diminui a taxa de resfriamento, permitindo dessa forma, que o H escape do metal fundido.

2. Criação de tensões de contração. O metal de solda se contrai enquanto esfria, o que com toda a certeza  produz tensões residuais. Por conseguinte, podem ser causadas rachaduras durante a soldagem. Preaquecendo as peças de trabalho, o diferencial de temperatura com o metal de solda certamente é reduzido.

3. Porosidade nas soldas. Novamente, o H é o culpado. O preaquecimento eliminará, antes de mais nada, a umidade da superfície metálica e por consequência, a tendência à formação de poros.

4. Zonas rígidas adjacentes às soldas. O preaquecimento diminui a taxa de resfriamento, de tal forma que fornece uma microestrutura mais dúctil.

5. Distorção estrutural. O preaquecimento, com toda a certeza, pode ajudar a minimizar esta situação.

Norma: DIN X39CrMo 17-1 (1.4122)

Composição Química (%)

C = 0,33 – 0,45 %
Si = 1,0 %
Mn =1,5 %
Cr =15,5 – 17,5 %
Ni =1,0 %
Mo = 0,8 – 1,3 %

Resistência à tração: >690 N / mm 2

Aplicações: eixos de aço inoxidável, pistões; partes de bombas e compressores; superfícies de embreagem de caminhões; pás de ventiladores, etc..