Pular para o conteúdo

Soldagem de chapas bimetálicas empregando consumíveis de solda ER 309LMo

Aplicações das varetas e arames ER 309LMo

As chapas bimetálicas fabricadas com aços C e aços inox AISI 316L, podem ser unidas empregando processos de solda por arco elétrico, com arames Mig e varetas Tig ER 309LMo.

Fabricação de chapas bimetálicas com aços inox austeníticos

Existem vários tipos de indústrias onde os ambientes corrosivos são inevitáveis. O uso de aço inoxidável para a fabricação de grandes estruturas é frequentemente muito caro e às vezes economicamente inviável. No entanto, diversas técnicas para a aplicação de revestimentos metálicos fornecem uma solução técnica para este problema. Uma prática comum para a fabricação de equipamentos é utilizar aços C ou de baixa liga revestidos com uma fina camada de aço inox. resistente a efeitos ambientais e ademais a condições de serviço corrosivas. O revestimento cria uma camada superficial com composição química diferente, porém sem influenciar a microestrutura do metal de base. Dessa forma, a superfície de trabalho possui uma alta proporção de Cr que reage com o oxigênio para formar uma camada passiva de óxido de Cr, restringindo por conseguinte uma possível corrosão posterior.

As chapas bimetálicas também conhecidas como aços clad, são obtidas pela união de dois metais de características diferentes em um único produto. Combinando dessa maneira o melhor das duas ligas, com a finalidade de criar um produto final superior, com maior desempenho no serviço. Existem vários processos industriais para fazer os revestimentos protetores, como por exemplo: laminação à quente, laminação à frio, soldagem por explosão, brasagem, soldagem por arco elétrico e fundição centrífuga. As chapas bimetálicas trabalham em forma adequada com várias substâncias corrosivas, apresentando ao mesmo tempo excelentes propriedades mecânicas. São muito empregadas em instalações de petróleo e gás, bem como em plantas de processamento químico. Assegurando dessa maneira, bom comportamento em ambientes com cloretos e ademais com soluções ácidas à altas temperaturas. Estendendo não apenas a vida útil de equipamentos, como também minimizando todos os custos indiretos.

Principais aplicações industriais:

  • Geração de energia
  • Indústrias de fertilizantes
  • Produtos químicos
  • Refino de petróleo e ademais produção offshore
  • Componentes de aeronaves
  • Construção naval
  • Processamento de alimentos

Soldagem de aços clad com varetas Tig e arames Mig ER 309LMo

De um modo geral, a sequência de soldagem de uma chapa clad com revestimento de aço inoxidável AISI 316L é a seguinte: iniciar com um passe de solda na raiz do chanfro. Em seguida, remover o metal no lado oposto e completar com solda na parte externa. Logo depois efetuar uma camada de transição e finalmente o enchimento superficial. Considerando o efeito de diluição no material de base, no cordão de raiz e na camada intermediaria deverá selecionar-se como material de adição um consumível com maior teor de Cr e Ni que a do revestimento inoxidável (ER 309LMo). Para fazer o acabamento final na parte revestida, deverá empregar-se o arame ou a vareta ER316L.

Consumíveis ER 309LMo

Composição Química (%)

C = 0,03 % max.
Mn = 1,0 % – 2,5 %
Cr = 23,0 % – 25,0 %
Ni = 12,0 % – 14,0 %
Mo = 2,0 % – 3.0 %
Si = 0,3 % – 0,65 %
P = 0.03 % max.
S = 0.03 % max.
Cu = 0.75 % max.