Pular para o conteúdo

Recuperação de peças de ferro fundido cinzento com ligas de níquel

Concerto de peças com vareta ferro fundido

A vareta de ferro fundido à base de Ni é frequentemente utilizada para concertar peças empregando técnicas de soldagem, não apenas à frio, como também à quente. Nesse sentido e para obter resultados aceitáveis, recomendam-se juntas perfeitamente limpas, sem óleos, graxas ou igualmente outros elementos contaminantes. Com a finalidade de evitar defeitos na aplicação da vareta de ferro fundido limável.

Ferro fundido cinzento

Produto metálico onde o elemento principal é o Fe, contendo ademais adições de C na faixa de 2,5 % a 4,0 % e de Si na faixa de 1 % a 3 %. A presença deste último elemento estabilizador é fundamental para produzir grafite na liga, em vez de carbonetos de Fe, como se acontece no ferro fundido branco ou cementítico. Dessa forma, o metal é caracterizado por possuir uma microestrutura grafítica, criada a partir do C que está presente na composição química. Por outro lado, as propriedades mecânicas das peças fundidas são principalmente determinadas pelo tamanho e sobretudo a estrutura dos flocos de grafite precipitados no resfriamento das partes metálicas.

Aplicações industriais:

  • Engrenagens
  • Cilindros hidráulicos
  • Partes de suspensões automotivas
  • Arados e da mesma forma componentes de tratores
  • Bombas e ademais válvulas
  • Peças para turbinas eólicas
  • Bases de máquinas

Recuperação de peças de ferro fundido cinzento

As varetas Tig à base de Ni são com toda a certeza, muito adequadas para soldar ferros fundidos cinzentos e nodulares. Isso ocorre porque o metal de solda não encolhe muito durante a solidificação do cordão, deformando facilmente durante o resfriamento das peças. Minimizando dessa maneira as tensões residuais. Evitando por conseguinte a formação de rachaduras no metal de solda e da mesma forma, na região afetada termicamente do material de base.

Varetas de ferro fundido limável

Níquel Ferro 60/40

C = 0,1 % max.
Si = 0,20 % max.
Mn = 0,5 % – 1,5 %
Ni = 55,0 % min.
Cu = 0,20 %
Fe = Resto

Níquel Puro

C = 0,15 % max.
Mn = 1,0 % max
Fe = 1,0 % max.
Al = 1,50 %
Si = 0,75 %
Ni = resto