O eletrodo bronze estanho ECuSn-C, fabricado à base de Cu e Sn, se emprega principalmente para soldar ligas de Cu. Não apenas para si mesmas, mas também com aços inoxidáveis, aços e ferros fundidos. O produto é ideal para reparação de cascos de barcos, hélices e outros componentes da indústria naval.
Características e usos do eletrodo
O eletrodo revestido ECuSn-C se emprega frequentemente para unir bronzes e latões revestidos com bronze Sn a ferros fundidos e aços. Ademais, no reparo de bronzes forjados e da mesma forma, em enchimentos de latões.
O depósito não é apenas resistente ao desgaste por atrito metálico, como também à corrosão por água salgada.
Por outro lado, fornece um arco suave, com depósitos livres de respingos, porosidades, rachaduras e do mesmo modo, produz uma escória facilmente removível.
Além disso, opera em todas as posições, produzindo cordões de solda que apresentam excelente correspondência de cores com os bronzes.
Procedimentos para a soldagem de ligas de Cu, empregando o eletrodo de bronze estanho ECuSn-C
A princípio, eliminar totalmente todos os contaminantes da região de solda. Manter um arco curto e da mesma forma, segurar o eletrodo quase na vertical.
Chapas finas de até 4 mm. de espessura podem solda com uma folga suficientemente grande. Em componentes com paredes grossas, recomenda-se o uso de um chanfro em V de 90 ° e aplicar um preaquecimento de até 260 ° C.
Por outro lado, se houver a necessidade de soldar Cu com bronzes, o Cu deverá ser preaquecido a uma temperatura mínima de 550 ° C. Ao mesmo tempo, as áreas confinadas deverão ter uma ventilação adequada.
Norma: AWS A5.6 ECuSn-C
Composição Química (%) – Valores típicos
Sn = 7,00 %
Mn = 0,90 %
Fe = 0,15 %
P = 0,10 %
Cu = Resto
Resistência à tração: >280N / mm²
Dureza: 90 HB
Aplicações: união de metais bases de composição similar, construção de equipamentos para a indústria química e petroquímica, construções navais, instalações para dessalinização da água do mar, eixos e êmbolos hidráulicos, revestimentos resistentes ao desgaste em eixos e superfícies de rolamento, carcaças, etc..