Pular para o conteúdo

Eletrodo E1-300

Eletrodo revestido E1-300, para efetuar revestimentos de solda resistentes ao atrito e compressão metálica, combinado com abrasão e impacto, à temperaturas de trabalho de até 500ºC.

SKU: E-300 Categorias: ,

O eletrodo E1-300 se fabrica com revestimento básico de baixo hidrogênio. Produz depósitos metálicos com dureza média, aplicados principalmente em peças de máquinas e da mesma forma em vários equipamentos industriais. Os cordões são muito tenazes, por conseguinte podem utilizar-se  como almofadas intermediarias para a posterior aplicação de revestimentos de dureza superior. O produto se indica em primeiro lugar para fazer soldas resistentes ao desgaste,  não apenas sujeitas ao atrito metal-metal, como também impacto pesado e choque. Além disso, se emprega em reconstruções tenazes, na junção de trilhos de aços ligados ao Mn-Mo, com resistência mecânica mínima de 880 N/mm2. Ao mesmo tempo, as soldas oferecem facilidade de usinagem e ademais podem ser trabalhadas facilmente com ferramentas de corte de aço rápido. Em outras palavras, é uma liga excepcional de fácil aplicação, sem apresentar fissuras, que também pode empregar-se em aços austeníticos com alto conteúdo de manganês.

Principais características do eletrodo E1-300

O eletrodo revestido E1-300 opera satisfatoriamente em todas as posições, exceto na vertical descendente. Apresenta excelente aparência nos depósitos de solda e facilidade de aplicação com fontes de alimentação de CC+ e CA. Dependendo da composição química do metal de base, para aços carbono com baixo teor de carbono e aços de baixa liga, geralmente não será necessário efetuar nenhum tipo de tratamento térmico, já seja de preaquecimento ou de pós-aquecimento. O consumível se utiliza frequentemente na reconstrução de componentes de máquinas e peças de desgaste.

Norma: DIN 8555 E1-UM-300

Composição Química (%)  –  Valores típicos

C = 0,15 %
Mn = 1,3 %
Si = 0,5 %
Cr = 1,5 %

Dureza = 280 HB – 330 HB.

Aplicações: soldagem de aços temperados e revenidos com resistência à tração de 80 – 90 Kg / mm2, revestimentos de rolos, recuperação de dentes de engrenagens, sapatas de freio, rodas de guindaste, recondicionamento de trilhos, ferroviários, cruzamentos de trilhos, pontos de comutação, rodas dentadas, polias de corda, rolos, elos de esteira de lagarta, flanges de roda, tambores, etc..