Os equipamentos para metalização Arc Spray se utilizam frequentemente na engenharia de superfícies. Com a finalidade de aplicar revestimentos metálicos em elementos mecânicos, destinados a aumentar a resistência à corrosão, ao desgaste e às vezes para restaurar peças em regiões danificadas pelo serviço.
O processo envolve a fusão de dois arames usando um arco elétrico, seguido pela atomização do metal fundido com ar comprimido. Com o fim de formar um revestimento firmemente aderido nas superfícies de trabalho.
Aspectos técnicos dos equipamentos para metalização
Nos equipamentos para metalização Arc Spray, vários componentes trabalham em conjunto. Com o intuito de garantir uma aplicação precisa e eficiente de revestimentos metalizados.
Fontes de alimentação
Fornecem a energia elétrica necessária para criar um arco elétrico. Com a finalidade de produzir um calor intenso, que funde os arames metálicos nos equipamentos para metalização.
As principais características das fontes de alimentação incluem:
- Controle de tensão e corrente elétrica: Por meio de dispositivos, para efetuar o ajuste fino desses parâmetros.
- Capacidade de saída: Geram suficiente potência elétrica para fundir vários tipos de arames metálicos, em diferentes diâmetros.
- Sistemas de resfriamento: Evitam superaquecimentos indesejados durante o funcionamento dos equipamentos para metalização. Além disso, mantém a temperatura operacional ideal.
- Ciclo de trabalho: Um alto ciclo de trabalho indica que uma fonte de alimentação pode operar continuamente sem superaquecer, sendo essencial para determinadas aplicações industriais.
Cabeçotes de tração
Os alimentadores dos equipamentos para metalização, movimentam os arames metálicos a uma velocidade controlada. Garantindo dessa maneira, um suprimento constante de material no arco elétrico, para fusão e ademais pulverização.
As principais características destes componentes incluem:
- Controle da taxa de alimentação: Valores ajustáveis que permitem um controle preciso sobre a quantidade de material adicionada. Com a finalidade de obter a espessura de revestimento desejada.
- Compatibilidade com diferentes arames: Os cabeçotes de tração permitem acomodar vários diâmetros e tipos de materiais, incluindo alumínio, zinco e da mesma forma, aços.
- Mecanismos de condução: Sistemas acionados por engrenagens ou motores, com o fim de garantir uma alimentação consistente sem deslizamentos ou interrupções.
- Ajuste de tensão: Os mecanismos de tensionamento evitam a ruptura dos arames e garantem por conseguinte uma alimentação suave, essencial para manter um arco estável.
Tochas dos equipamentos para metalização
Nas tochas dos equipamentos para metalização ocorre a fusão e atomização de arames metálicos. Portanto, desempenham um papel crítico no processo de pulverização.
Os aspectos principais das tochas incluem:
- Design e ergonomia: São leves, reduzindo a fadiga do operador durante seu uso prolongado.
- Sistemas de resfriamento: Evitam superaquecimentos, prolongando por conseguinte, a vida útil da tocha.
- Design do Bico: Afeta o padrão de pulverização e ademais a distribuição do tamanho das partículas. Diferentes bicos estão disponíveis para várias aplicações de revestimento.
- Durabilidade: Suportam altas temperaturas e também algumas condições adversas no processo de metalização.
Reguladores de ar comprimido
O ar comprimido se emprega para atomizar o metal fundido e propulsá-lo sobre o substrato. Os reguladores são peças essenciais para o funcionamento do equipamento Arc Spray.
Suas principais características incluem:
- Controle da pressão: Garante uma atomização consistente e portanto alta qualidade dos revestimentos.
- Ajuste da taxa de fluxo: Permitem que os operadores controlem a densidade e a cobertura do revestimento pulverizado.
Filtros de Umidade
Os filtros se utilizam para remover restos de umidade no suprimento de ar comprimido, que pode levar a defeitos no revestimento. Como por exemplo porosidades e problemas de adesão.
As características mais importantes incluem:
- Eficiência: Removem até pequenas quantidades de umidade, garantindo por conseguinte um suprimento de ar seco.
- Durabilidade: Suportam as pressões e volumes dos sistemas industriais de ar comprimido.
- Manutenção: Contém elementos substituíveis que reduzem o tempo de inatividade e garantem uma operação contínua.
Arames mais comumente usados no processo Arc Spray
A escolha dos arames na metalização por arco depende não apenas das propriedades desejadas no revestimento, como também da aplicação técnica em particular. Aqui estão alguns dos produtos mais comumente usados na indústria:
Zinco e ligas de zinco
Os arames de zinco se usam para proteção contra corrosão, particularmente nas indústrias marinha e de construção. Revestimentos feitos com arames de zinco fornecem proteção sacrificial a substratos de aço, prevenindo ferrugem e prolongando a vida dos componentes.
Alumínio e ligas de Alumínio
Revestimentos de alumínio se aplicam frequentemente a componentes aeroespaciais, peças automotivas e infraestruturas expostas a ambientes agressivos.
Níquel e ligas de níquel
Indicados para revestimentos que precisam de alta resistência ao desgaste e proteção contra corrosão a temperaturas elevadas. Nas indústrias de processamento químico, geração de energia e outros ambientes de alta temperatura. Além disso, a liga níquel alumínio se utiliza para efetuar camadas base, na aplicação de outros enchimentos protetores.
Aços inoxidáveis
Fornecem excelente resistência à corrosão e da mesma forma, ao desgaste. Revestimentos feitos com arames de aço inox se usam em uma ampla gama de indústrias, incluindo processamento de alimentos, dispositivos médicos e petróleo e gás.