Pular para o conteúdo

Eletrodos para solda manual: principais usos

Eletrodos para solda na construção civil

Os eletrodos para solda manual se utilizam em tarefas de manutenção e fabricação industrial. Além disso, na construção civil, para efetuar reparos em campo.

O processo de solda manual com arco elétrico

Emprega eletrodos revestidos para produzir um arco com a peça de trabalho. Criando dessa maneira, um calor intenso para derreter não apenas o consumível, como também o metal de base. Ao mesmo tempo, o revestimento externo se queima e logo depois se vaporiza. Criando dessa forma, um escudo de gás ao redor da região fundida. Com a finalidade de protegê-la da oxidação e da contaminação do oxigênio e nitrogênio que estão presentes no ar.

O processo requer uma fonte de alimentação, um porta eletrodos e ademais uma braçadeira de aterramento. A fonte de alimentação fornece a corrente elétrica necessária para produzir o arco, enquanto o porta eletrodos e a braçadeira de aterramento completam o circuito elétrico.

Os produtos se projetam para unir ou encher metais diferentes, como por exemplo: aços carbono e de baixa liga, aços inox, ligas não ferrosas à base de de níquel e de cobre. Por outro lado, a escolha dos consumíveis mais adequados para uma aplicação específica depende não apenas dos componentes metálicos, como também das propriedades desejadas nas uniões soldadas.

Aplicações na construção civil

Na indústria da construção, a soldagem não é a competência central em seu trabalho diário. No entanto, a quebra de equipamentos acontece frequentemente, portanto sempre será necessário efetuar reparos. Os eletrodos para solda manual representam uma escolha ideal para fazer consertos em campo, devido principalmente à sua praticidade. São consumíveis de solda auto protegidos, reduzindo a necessidade de empregar equipamentos adicionais, como por exemplo cilindros de gás, mangueiras e reguladores. Além disso, oferecem condições adequadas para a maioria das aplicações externas, onde o vento certamente vai interferir na proteção gasosa.

Seleção dos eletrodos para solda manual

A escolha dos materiais de enchimento é com toda a certeza, crucial para os trabalhos de reparo. Cada aplicação leva em consideração várias características do produto, como por exemplo as propriedades mecânicas das juntas, ductilidade, resistência ao desgaste e da mesma forma, ao impacto. Uma escolha adequada do metal de adição garante não só a qualidade, como também a longevidade das uniões metálicas. Evitando por conseguinte, falhas prematuras, e da mesma forma, tempos de inatividade indesejados.

Eletrodos mais comuns

Os eletrodos para solda E6010, E6011, E6013, E7018 e E7024 se utilizam frequentemente para soldar aços carbono em diversas fabricações estruturais.

E6010: Eletrodo para todas as posições, adequado apenas para fontes de alimentação de corrente contínua (CC). Produz penetração profunda. Sendo por conseguinte, excelente para juntas com ajuste apertado.

E6011: Eletrodo para todas as posições, adequado não apenas para fontes de alimentação de corrente alternada, como também de corrente contínua. O produto é ideal para trabalhos de manutenção e reparo.

E6013: Eletrodo para soldar em todas as posições, com arco suave e com poucos respingos. Produz penetração moderada e ao mesmo tempo, a escória é facilmente removível. Além disso, opera com fontes de alimentação de corrente alternada ou corrente contínua.

E7018: Opera em todas as posições. Apresenta um revestimento espesso, contendo alto teor de pó de ferro. Produz um arco suave e silencioso, com respingos mínimos e ademais penetração média. A principio, se indicam para soldar aços carbono, aços de baixa liga e igualmente de alta resistência.

E7024: Para soldagem plana ou horizontal com fonte de alimentação de corrente alternada ou corrente contínua. Contém alto teor de pó de ferro, adicionado com a finalidade de aumentar as taxas de deposição.

Eletrodos para solda E6013

Composição Química ( % ) – Valores típicos

C = 0,20 % max.
Si = 1.00 % max
Mn = 1,20 % max.
Fe = resto

Eletrodos para solda E7018

Composição Química (%) – Valores típicos

C = 0,15 % max.
Si = 0,75 % max.
Mn = 1,60 % max.
Cr = 0,20 % max.
Ni= 0,30 % max.
Mn + Ni + Cr + Mo + V = 1,75 % max.
Fe = resto