Pular para o conteúdo

Usos mais comuns do eletrodo revestido E7018

Soldagem com eletrodo E7018

O eletrodo E7018 é certamente um dos consumíveis de solda mais populares do mercado. Sendo por conseguinte, muito empregado em diversas aplicações, não apenas de fabricação, como também de manutenção industrial. Além disso, o produto é muito versátil, operando satisfatoriamente em todas as posições de soldagem, exceto na vertical descendente. Com fontes de alimentação de CC e de maneira idêntica, CA.

Características do eletrodo E7018

O eletrodo E7018 é um consumível empregado principalmente na união de aços C de baixo e médio teor de C. Como regra geral, é uma boa escolha para aplicações estruturais devido ao seu arco suave, estável, silencioso e da mesma forma, seus baixos níveis de respingos. O revestimento é básico, contendo por conseguinte, um teor de umidade muito baixo. Portanto, durante a soldagem, o metal depositado receberá quantidades muito pequenas de H difusível. Lembrando que em aços temperáveis o excesso deste elemento produz fragilidade e trincas retardadas; já seja no metal de solda ou igualmente, na região afetada pelo calor.

Por outro lado, a estabilidade do arco elétrico do eletrodo é excelente. Soldadores iniciantes ou da mesma forma com pouca experiencia não terão problemas para operá-lo satisfatoriamente. Os compostos de pó de ferro presentes no revestimento protegem a poça de fusão de contaminantes tais como umidade e sujeiras, além de aumentar a taxa de deposição durante a soldagem.

Além disso, os cordões de solda são esteticamente bonitos, estruturalmente sólidos e ademais altamente resistentes, para suportar com eficiência as solicitações de serviço. A formação de respingos é mínima, embora a escória seja um pouco densa e volumosa. Na maioria dos casos, se remove com facilidade e frequentemente se auto descola.

Orientações para manusear o eletrodo E7018

O eletrodo E7018 é especialmente suscetível a problemas de armazenamento. Isso se deve principalmente ao tipo de revestimento, que é muito sensível à absorção de umidade, água ou outros contaminantes atmosféricos. Se o eletrodo entrar em contato com umidade, um excesso de hidrogênio se introduz no metal de solda. Formando por conseguinte pequenas bolhas no topo dos cordões de solda e fragilizando as juntas soldadas. Isso influenciará negativamente na qualidade das uniões, tanto em termos de integridade e resistência, mas também em aparência. Portanto, depois de abrir as latas ou embalagens, será necessário manter os eletrodos suficientemente quentes em um forno portátil, para eliminar qualquer chance de absorção de umidade adicional.

Ressecagem dos eletrodos 7018

A ressecagem quando é feita corretamente, restaura a capacidade dos eletrodos de produzir soldas de qualidade. Nesse sentido, sera importante remover todos os eletrodos das latas e espalhá-los num forno, porque cada unidade em forma individual deverá atingir a temperatura de secagem. Os eletrodos 7018 não deverão receber mais de três ressecagens de uma hora na faixa de 370 a 430 ° C. Isso minimizará a possibilidade de oxidação das ligas no revestimento, resultando em depósitos com propriedades de tração ou impacto abaixo dos valores normais.

Principais aplicações industriais

  • Estruturas metálicas
  • Vagões ferroviários
  • Tanques de armazenamento
  • Soldagem de tubos
  • Vasos de pressão
  • Caldeiras
  • Fabricação de equipamentos pesados
  • Navios
  • Pontes
  • Construção civil
  • Serviços de manutenção geral

Eletrodo revestido E7018

Composição Química ( % )

C = 0,15 % max
Ni = 0,30 % max
Mn = 1,60 % max
Cr = 0,20 % max
Si = 0,75 % max
Mo = 0,30 % max
V = 0,08 % max