O aço inox 317L é uma liga inoxidável austenítica com baixo teor de C. Possui uma composição química semelhante aos tipos AISI 316L e AISI 304L, com níveis aumentados de Cr, Ni e Mo, para proporcionar uma melhor resistência à corrosão em uma ampla gama de ambientes químicos. Principalmente com cloretos ácidos, como os encontrados frequentemente nas fábricas de papel.
Ao mesmo tempo, através de uma adição controlada de N, é possível melhorar às propriedades mecânicas da liga, mesmo mantendo o baixo teor de C.
Quais são as vantagens do aço AISI 317L?
- Em primeiro lugar, uma melhor resistência à corrosão geral e da mesma forma por pites; em comparação aos aços inoxidáveis 304L e 316L
- Além disso, boa maleabilidade
- Ademais, facilidade de soldagem
O aço inoxidável 317L se encontra frequentemente na indústria têxtil, de alimentos, produtos farmacêuticos, marinhos e as vezes em arquitetura. Por causa de sua estrutura austenítica, não aceita tratamentos térmicos. Porém endurece sob o trabalho à frio, aumentando dessa maneira suas propriedades mecânicas. Por outro lado, o produto não é magnético no estado de recozimento, embora possa se tornar ligeiramente magnético depois de efetuar uma soldagem.
Em quais aplicações é usado o aço 317L?
- Equipamentos para a indústria de petróleo e ademais de gás natural
- Da mesma forma, na fabricação de celulose e papel
- Estações de geração de energia e ademais trocadores de calor
- Produtos para extinção de incêndios
- Indústrias químicas
- Equipamentos de alta pressão e tubos subaquáticos
- Sistemas de dessulfuração e igualmente desnitrificação
- Condensadores
- Contêineres
- Partes mecânicas (com alta resistência à corrosão e do mesmo modo, ao desgaste)
O aço inox 317L é uma excelente solução para aplicações exigentes em alto mar, em fábricas de papel e em plantas de processamento de produtos químicos.
Métodos de soldagem
A liga inox 317L é facilmente soldada empregando técnicas convencionais por arco elétrico (exceto o processo oxiacetileno). Em geral são indicados consumíveis da mesma composição química do aço, tais como AWS E317L / ER317L ou produtos de baixo carbono com teores de Cr, Ni e Mo suficientes para superar a resistência à corrosão do metal de base.
Composição Química ( % )
C = 0,03 % max
Cr = 18,5 % – 20,5 %
Ni = 13,0 % – 15,0 %
Mo = 3,0 % – 4,0 %
Mn = 1,0 % – 2,5 %
Si = 0,30 % – 0,65 %
Cu = 0,75 % max