Pular para o conteúdo

Soldagem de aços patináveis com arame e vareta ER 80s g

Aco corten soldado com arame ER 80s g

A vareta Tig e o arame Mig ER 80s g se empregam frequentemente na soldagem de aços patináveis conhecidos como aços corten, caracterizados por possuir excelentes propriedades de resistência à oxidação e similarmente à corrosão atmosférica.

Aços corten e consumíveis ER 80s g

Os aços tipo corten são ligas ferrosas com determinados teores de Cu, P, Ni e Cr. Adicionados com a finalidade de produzir uma camada de ferrugem estável e sobretudo, altamente aderida ao metal base. Fornecendo dessa maneira, uma eficiente proteção anticorrosiva frente as condições atmosféricas de muitos ambientes urbanos. Por outro lado, esses elementos também melhoram as propriedades mecânicas do metal, principalmente por causa do refino de grão.

Os aços patináveis não evitam a ferrugem, mas alteram a dinâmica como ela acontece, para ser usada em uma forma benéfica. São frequentemente soldados com arames e varetas ER 80s-g, com o propósito de obter uma boa correspondência de cores com o metal de base.

Dependendo do tipo, os aços patináveis podem conter até 10 elementos de liga. O Cr, Ni, Cu e P melhoram a resistência à corrosão atmosférica, enquanto o Si, Ti, Mo e V aumentam ainda mais a densidade da camada de óxido.

Ao mesmo tempo, os tratamentos térmicos de normalização contribuem para melhorar o refino de grão, aumentando por conseguinte a tenacidade e outras propriedades mecânicas. A resistência à corrosão atmosférica dos aços patináveis com baixos teores de P é cerca de duas a seis vezes às dos aços C comuns, enquanto os que contém altos teores de P apresentam uma resistência à corrosão ainda superior.

O metal de adição ER 80s g

A princípio, varetas e arames ER 80s g são indicados para soldar aços estruturais tipo corten e outros aços de baixa liga e alta resistência. Com pequenas porcentagens de Cu e Ni na sua composição química, produzem cordões de solda altamente resistentes à corrosão atmosférica.

O metal depositado desenvolve na sua superfície uma ferrugem avermelhada com aparência de pátina, muito desejada em aplicações estruturais e sobretudo artísticas.

Principais usos industriais

  • Contêineres de transporte e ademais estruturas de pontes
  • Equipamentos para a indústria química e igualmente petroquímica
  • Postes de linhas de transmissão de energia,
  • Postes de luz
  • Estruturas de chassis de caminhões
  • Tanques de água,
  • Chaminés

Arame Mig e vareta Tig ER 80s g

Composição Química ( % )

C = 0,06 % – 0,14 %
Si = 0,40 % -1,15 %
Mn = 1,30 % – 2,10 %
Ni = 0,90 % max
Cu = 0,50 % max
Mo = 0,60 % max
P = 0,025 % max
S = 0,035 % max