Pular para o conteúdo

Principais aplicações do arame de solda Mig ER 307 Si

Equipamentos para mineração

O arame de aço inoxidável ER 307 Si possui na sua composição química um teor significativo de manganês, tornando o metal depositado totalmente austenítico. É um consumível muito indicado para a soldagem de aços de composição química desconhecida, peças fabricadas com aços manganês tipo Haldfield e chapas de desgaste. Ademais para unir alguns aços carbono e ligas inoxidáveis que requerem tratamentos térmicos pós-soldagem.

Propriedades e principais usos industriais do arame de solda ER 307 Si

Os depósitos efetuados com o arame Mig ER 307 Si apresentam na maioria dos casos estrutura metalúrgica predominantemente austenítica, de altas propriedades mecânicas. Sendo ao mesmo tempo dúcteis, tenazes e resistentes às trincas. Além disso, o elevado teor de teor de silício presente na composição química do arame, promove uma alta fluidez do banho metálico fundido. Produzindo dessa maneira cordões com aparência muito suave, resistentes à meios atmosféricos oxidantes e corrosivos. O produto é ideal para soldagens heterogêneas entre aços carbono, baixa liga e aços inoxidáveis, chapas de blindagem e sistemas de exaustão de gases.

Além disso, usa-se pára fazer almofadas elásticas de inter ligação em metais de base sensíveis a rachaduras, para poder depositar com sucesso revestimentos duros.

Uniões dissimilares

Unir aços de composições químicas diferentes é uma prática bastante comum em muitas indústrias, na fabricações de equipamentos especiais. No entanto, muitos soldadores abordam essa necessidade com alguma incerteza, porque às vezes não entendem profundamente o que seria necessário fazer para obter uma solda consistente entre duas ligas metálicas diferentes. De fato, a soldagem de metais ferrosos dissimilares pode apresentar alguns desafios para obter soldas de boa qualidade. No entanto, escolher o metal de adição certo e seguir as práticas recomendadas pode ajudar a garantir o sucesso. O arame ER 307 Si é um produto muito adequado para soldagens heterogêneas de alta resistência, evitando a necessidade de efetuar tratamentos térmicos de preaquecimento ou de pós-aquecimento.

Soldagem de aços inoxidáveis austeníticos com aços carbono ou de baixa liga

A união de aços inoxidáveis das séries 3xx, como AISI 308, AISI 309 ou AISI 316, com aços carbonos é uma combinação encontrada em muitas aplicações industriais, incluindo a fabricação de tubulações e a soldagem estrutural. O aço inoxidável emprega-se frequentemente quando apenas certas partes da estrutura requerem resistência à corrosão ou ao calor, enquanto o aço carbono para o restante da fabricação.

Metais de adição inoxidáveis efetuados com os arames ER 307 Si, ER 309L Si, ER 309LMo ou ER 312 representam uma boa opção para essa combinação metálica, porque evitam em primeiro lugar a formação de trincas, assegurando ao mesmo tempo propriedades mecânicas apropriadas nas juntas soldadas.

Soldagem de aços manganês e chapas de blindagem com o arame ER 307 Si

O aço manganês, também conhecido como aço Hadfield, é uma liga ferrosa contendo 12-14% de manganês. Apresenta alta resistência ao impacto e à abrasão em seu estado endurecido por efeito das condições de trabalho. As chapas de aço manganês (e algumas uniões dissimilares) podem ser soldadas com o arame ER 307 Si. Por outro lado, para evitar defeitos, sera muito importante manter uma entrada de calor suficientemente baixa, resfriando as soldas o mais rápido possível. Recomenda-se soldar com uma temperatura de inter passe inferior à 250ºC, para evitar o crescimento de grão austenítico na região afetada pelo calor no metal de base, evitando dessa maneira à formação de fissuras nas juntas soldadas. Ademais, devido à natureza tóxica dos vapores de solda, é de vital importância proteger-se adequadamente.

As chapas de blindagem (armor plate) são fabricadas com aços de baixa liga resistentes à abrasão e ao impacto, para funcionar em condições militares. Possuem alta dureza superficial, com boas propriedades mecânicas e físicas. As aplicações típicas incluem veículos blindados, tanques de guerra e outros usos em veículos blindados. Para unir esses metais é altamente recomendado empregar o arame de Solda ER 307 Si, por fornecer uniões de alta resistência ao impacto, isentas de trincas, sendo aplicado sem a necessidade de tratamentos térmicos especiais.

Arame Mig ER307 Si

C = 0,04 % – 0,14 %
Si = 0,65 % – 1,0 %
Mn = 6,5 % – 8,0 %
Cr = 18,5 % – 22,0 %
Ni = 8,0 % – 10,75 %
Mo = 0,5 %