Soldagem de ligas de níquel com processos por arco elétrico

Equipamentos com monel

As ligas de Ni tipos monel, inconel incoloy e hastelloy podem, com toda a certeza, unir-se em forma confiável. Empregando principalmente processos de solda por arco elétrico e gás protetor inerte.

Ni puro

Em princípio, é um metal muito resistente a corrosão. Além disso, apresenta uma estrutura metalúrgica semelhante a dos aços inox. das séries 300. Por conseguinte, os procedimentos de soldagem são análogos aos usados ​​para essas ligas. Por outro lado; o Ni possui um coeficiente de dilatação inferior ao dos aços inoxidáveis. O que com toda a certeza, facilita o controle das distorções. Causadas primordialmente pelo ciclo térmico da soldagem.

 Ligas de Ni tipos monel, inconel, incoloy e hastelloy

O Ni pode ser usado puro, ou ao contrário, combinado com outros metais. Produzindo dessa forma, dois tipos de ligas:

  • Em primeiro lugar, as fortalecidas por solução sólida
  • Em segundo lugar, as endurecidas por precipitação

As ligas tipo monel são empregadas frequentemente para trabalhar em ambientes com F e da mesma forma, com alguns fluoretos. Exibindo sobretudo, uma alta resistência ao ataque químico dessas substancias.

Cuidados para obter juntas sem defeitos

Os depósitos de níquel, com estrutura metalúrgica austenítica, apresentam alta tendência para fissurar durante o processo de solidificação das soldas. O principal culpado é o S, porém o P, Pb, Bi e Bo também contribuem para esse defeito. A causa mais comum é a presença de óleos, graxas e tintas nos chanfros das peças de trabalho e de maneira idêntica, sujeiras nas juntas. Por conseguinte, será necessário limpar as superfícies das peças antes da soldagem.

A porosidade também é um defeito esperado, sendo causado principalmente pelo O2, CO2 e N. Portanto, deve-se garantir que a área de solda esteja suficientemente protegida dos gases atmosféricos.

Consumíveis para soldar monel e outras ligas de Ni

1- Vareta Tig e arame Mig ERNi-1

Composição química (%)

C= 0,06 %
Mn= 0,30 %
Ti= 3,0 %
Ni= Resto

2- Vareta Tig e arame Mig ERNiCr-3

Composição química (%)

C= 0,03 %
Mn= 2,85 %
Ni= 72,90 %
Cr= 20,40 %
Nb/Ta= 2,5 %

3- Vareta Tig e arame Mig ERNiCrMo-3

Composição química (%)

C= 0,09 %
Ni= 72,90 %
Cr= 21,90 %
Mo= 8,70 %
Nb/Ta= 3,65 %
Ni= Resto