Vareta Tig e arame Mig ER 5356 com Al e Mg, classificados a princípio, como de finalidade geral. Indicados principalmente para soldar ligas estruturais laminadas e extrudadas 5050; 5052; 5083; 5356, 5454; 5456 e ademais das séries 7xxx. Os depósitos não apenas têm alta resistência mecânica e à fadiga, como também boa ductilidade e tenacidade. Do mesmo modo, as soldas apresentam excelente comportamento frente à corrosão.
Utilizados frequentemente na soldagem de reboques de caminhões, indústria da construção, barcos de pesca pequenos e ademais em equipamentos criogênicos. Por causa da presença do magnésio, se produz na superfície dos cordões uma formação de fuligem, esteticamente indesejável, porém sem comprometer a integridade dos mesmos. Depois de um tratamento de anodização, as soldas apresentam uma coloração esbranquiçada.
Ao contrário, as limitações da vareta Tig e o arame Mig ER 5356 são: enchimentos em peças fundidas ricas em silício e fabricação de equipamentos submetidos a temperaturas de trabalho superiores aos 65 ºC, por consequência da formação do composto intermetálico Al2Mg, que provoca corrosão sob tensão nas juntas soldadas. Por outro lado, esta liga não é tratável termicamente.
Procedimentos e técnicas para a soldagem com a vareta Tig e o arame Mig ER 5356
Preparação do material
- Antes de mais nada, remover óleos e outros contaminantes das superfícies metálicas, sem efetuar qualquer escovação.
Da mesma forma, o óxido de alumínio presente na superfície das peças deverá remover-se por meios mecânicos, químicos ou ademais elétricos.
- Preparar as juntas com chanfros de ranhura em V, quando se deseja soldar apenas por um lado.
Preparação dos equipamentos
- Na solda Tig, empregar primordialmente corrente alternada com alta frequência.
- Os gases de proteção para os processos Tig e Mig são: argônio, hélio ou uma mistura de ambos.
- Na solda Tig, utilizar principalmente o eletrodo de tungstênio puro (ponta verde) por causa de sua maior durabilidade e ademais sua pureza.
Norma: AWS A5.10 ER5356
Composição Química (%)
Si = 0,25 %
Fe = 0,40 %
Cu = 0,10 %
Mn = 0,05 – 0,20 %
Mg = 4,5 – 5,5 %
Cr = 0,05 – 0,20 %
Zn = 0,10 %
Ti = 0,06 – 0,20 %
Resistência à tração: >340 N / mm2
Aplicações: fabricação de barcos, navios, bicicletas, vagões, chassis de caminhões, vasos de pressão, peças automotivas, painéis de ônibus, tanques de combustíveis, etc..