Pular para o conteúdo

Aplicações e soldagem das ligas monel 400

Aplicações dos consumíveis ER NiCu7

ER NiCu7 é um produto utilizado principalmente na soldagem do Monel 400, com os processos de solda por arco elétrico e gás inerte Tig e Mig. O metal depositado apresenta propriedades semelhantes às do metal de base, com boa resistência à corrosão, sobretudo em meios químicos. Incluindo ademais a água do mar, sais e da mesma forma ácidos redutores.

Monel 400

É uma liga binária e ademais monofásica de solução sólida, que só pode ser endurecida pelo trabalho à frio. Além disso, quando comparado aos aços, é um metal muito difícil de trabalhar, pois endurece rapidamente por deformação plástica. Por conseguinte, precisa ser usinado com velocidades lentas e ao mesmo tempo com avanço baixo nas ferramentas de corte. Possui boas propriedades mecânicas em uma ampla faixa de temperaturas, inclusive em ambientes abaixo de zero, sendo também resistente à corrosão em meios ácidos com condições altamente agressivas.

Com pequenas adições de alumínio e titânio, se produz um composto metálico conhecido como K-500, apresentando a mesma resistência à corrosão do monel 400, porém com maior resistência mecânica. Devido primordialmente à formação da fase intermediária gamma durante o processo de solidificação metálica. O Monel 400 é um produto muito mais caro que os aços inoxidáveis convencionais, portanto só se emprega quando as alternativas mais baratas não estão facilmente disponíveis.

As utilizações industriais incluem vários campos no processamento marinho e químico. Como por exemplo na fabricação de válvulas e bombas, eixos, hélices de barcos, componentes elétricos e eletrônicos, molas, equipamentos para processamento industrial, tanques de gasolina, vasos, aquecedores de água de caldeiras, trocadores de calor, pias de cozinha, instrumentos musicais, armações de óculos, etc.. O produto está disponível em forma de tubos, conexões, chapas, barras e arames. A liga monel 400 é aprovada pelo código ASME como material de construção, para a fabricação de caldeiras, vasos de pressão e ademais centrais nucleares, .

O metal de adição ER NiCu7

Produto indicado para a união e enchimento de ligas níquel cobre e também para fazer revestimentos em aços carbono ou baixa liga, sendo particularmente útil para materiais de base monel 400, 404, NiCu30Fe e NiCu30Al. Além disso, emprega-se para unir materiais diferentes, como aços à ligas de cobre e cobre ou aços à ligas níquel cobre. O metal de solda possui excelente resistência à corrosão sob tensão induzida por cloretos e ademais pode suportar uma ampla gama de requisitos marítimos e químicos. Os consumíveis ER NiCu7 são comumente usados na construção de equipamentos para os setores químico e petroquímico.

Aplicações industriais da vareta Tig e o arame Mig ER NiCu7

Incluem a soldagem de união ou revestimento das seguintes ligas:

  • Monel 400, N04400
  • NiCu30Fe
  • NiCu30 Al
  • Monel 404 (ASTM B127, B163, B164 & B165),
  • Cobre com ligas níquel cobre
  • União entre aços carbono e Monel 400
  • Enchimentos superficiais em aços carbono ou de baixa liga

Consumíveis ER NiCu7

Composição Química (%)Valores típicos

Aluminio (Al) = 0,104 %
Carbono (C) = 0,008 %
Cobre (Cu) = 30,07 %
Ferro (Fe) = 0,73 %
Manganês (Mn) = 3,39 %
Níquel (Ni) = 63,6 %
Fósforo (P) = 0,002 %
Silício (Si) = 0,052 %
Enxofre (S) = 0,002 %
Titânio (Ti) = 1,79 %