Pular para o conteúdo

Ligas de níquel tipo inconel: principais aplicações industriais

Aviação

As ligas tipo inconel são produtos extremadamente versáteis, frequentemente preferidas por causa de sua excelente resistência à corrosão, sobretudo à altas temperaturas. São empregadas em uma ampla gama de aplicações industriais, em virtude de seu alto desempenho. Funcionando dessa maneira, satisfatoriamente em ambientes extremos.

Ligas à base de níquel

A princípio, podem ser agrupadas de acordo com seus principais elementos químicos. Embora existam designações nacionais e da mesma forma, internacionais, os nomes comerciais tais como inconel, monel e hastelloy são, com toda a certeza, os mais utilizados.
Podemos definir dois grandes grupos: em primeiro lugar, ligas endurecidas por solução sólida e em segundo lugar ligas endurecidas por precipitação. Nas ligas endurecidas por precipitação as propriedades mecânicas são principalmente desenvolvidas por tratamentos térmicos. Aplicados com o propósito de produzir uma distribuição fina e uniforme de partículas em uma matriz austenítica rica em Ni.

As ligas tipo inconel

A princípio, todas são feitas à base de Ni e Cr, embora variem amplamente em sua composição química.

Liga 600

Altamente resistentes a uma ampla gama de elementos corrosivos. Não apenas a oxidação geral, como também a corrosão sob tensão, mesmo em condições de altas temperaturas.

Liga 601

Contém Ni, Cr e Al na sua composição química. A adição de Al confere propriedades mecânicas especiais em condições de serviço à altas temperaturas.

Liga 625

Contém principalmente Ni, Cr, Mo e Nb. São caracterizadas pela sua alta resistência à tração, sendo ademais extremamente resistentes à elementos corrosivos comuns em condições adversas.

Liga 690

Com alto teor de Cr, é indicada primordialmente para serviços com condições corrosivas em ambientes aquosos. Suportando sobretudo a sulfidação, provocada por consequência da exposição à altas temperaturas.

Liga 718

Superliga à base de Ni, Cr Mo, Nb e Fe, contendo ademais vestígios de Al e Ti. Caracterizada principalmente por ser resistente, flexível e ao mesmo tempo, insensível à formação de trincas pós-soldagem.

Soldabilidade das ligas tipo inconel

A princípio, são metais facilmente soldáveis pelos processos por arco elétrico. Por outro lado, para obter bons resultados, é essencial que as juntas estejam limpas e da mesma forma, isentas de sujeiras. O método padrão consiste em remover todos os óxidos presentes nas superfícies por meio de usinagem, esmerilhamento ou escovação. Finalmente desengordurar, eliminando todos os contaminantes superficiais.
As imperfeições mais comuns encontradas nos cordões de solda são:

  • Frequentemente formação de porosidade no metal de solda
  • Ademais, inclusões de óxidos
  • Igualmente falta de fusão entre passes
  • Além disso, rachaduras de solidificação no metal de solda

Principais aplicações

  • Motores aeroespaciais e a jato
  • Extração de petróleo e gás.
  • Controle da poluição e processamento de resíduos.
  • Indústria Automotiva e equipamentos marinhos

Consumíveis para soldar ligas tipo inconel

 ERNiCr-3

Composição Química ( % )
C = 0,10 % max
Mn = 2,5 % – 3,5 %
Fe = 3.0 % max
Si = 0.50 % max
Cb/Ta = 2.0 % – 3.0 %
Ni = 67.0 % min
Co = 0.12 % max
Ti = 0.75 % max
Cr = 18.0 % – 22.0 %

 ERNiCrMo-3

Composição Química ( % )
C = 0,10 % max
Mn = 0,50 % max
Fe = 5,0 % max
Si = 0,50 % max
Mo = 8,0 % – 10,0 %
Cu = 0,50 max
Cr = 20,0 % – 23,0 %
Ni = 58,0 % min
Al = 0,40 % max
Ti = 0,40 % max
Nb + Ta = 3,15 % – 4,15 %