O eletrodo revestido continua sendo na atualidade a melhor opção para unir tubos em campo. Principalmente porque opera com equipamentos simples, que permitem acima de tudo, uma regulagem menos complexa dos parâmetros de soldagem.
Reparo e manutenção de tubulações com eletrodo revestido
As tubulações representam com toda a certeza, o funcionamento saudável de uma sociedade. Transportam líquidos, petróleo, gás natural e ademais água potável. Sem oleodutos, gasodutos e dutos, não poderíamos trabalhar, cozinhar ou da mesma forma, eliminar o esgoto nas cidades.
Os soldadores fazem a soldagem de tubos com a finalidade de construir, consertar e remover tubos. Essa função requer que dominem as técnicas de conexão de tubos e ademais os fatores que afetam a qualidade das juntas. Se as soldas não se realizam corretamente, podem representar um perigo não apenas para as pessoas, como também para o meio ambiente.
Tipos de tubulações
1- De baixa pressão
Frequentemente utilizadas para o transporte de água e produtos químicos não corrosivos. De maneira idêntica para outros materiais não perigosos.
2- De média pressão
Usadas principalmente para transportar vapor de baixa pressão, produtos químicos corrosivos, combustíveis, resíduos orgânicos, etc..
3- De alta pressão
Empregadas sobretudo em aplicações críticas. Como por exemplo para transportar vapor saturado seco de alta pressão, materiais com radioatividade, etc..
Procedimentos utilizados na soldagem com eletrodo revestido
A soldagem de tubos é realizada frequentemente com eletrodos revestidos celulósicos E6010 ou E6011, usados para o passe de raiz e ademais eletrodos básicos E7018 para fazer o enchimento.
A preparação dos tubos começa deixando as superfícies a serem unidas lisas e uniformes. A soldagem de tubos bem sucedida exige acima de tudo, uma boa configuração, com alinhamento concêntrico e uma abertura de raiz uniforme.
Eletrodos revestidos para soldar tubos
C = 0,08 %
Mn = 0,50 %
Si = 0,20 %
C = 0,15 % max
Ni = 0,30 % max
Mn = 1,60 % max
Cr = 0,20 % max
Mo = 0,30 % max
V = 0,08 % max