Brasagem de aços e ligas de cobre

Brasagem de tubos de cobre

A brasagem com ligas de prata é usada para unir peças fabricadas com ligas de cobre, aços, ferros fundidos e similarmente metais preciosos.

Solda por brasagem

É um processo de união por meio do qual um metal de adição é aquecido até a temperatura de fusão e ao mesmo tempo, distribuído entre duas ou mais peças próximas, por consequência da ação capilar. Por outro lado, as temperaturas de fusão das ligas empregadas deverão ser inferiores às dos metais de base, no entanto sempre acima de 450 ° C.

A brasagem com ligas de prata utiliza os mesmos princípios básicos de outras ligas de brasagem, incluindo o preparo inicial das peças, ajuste das juntas, uso de fluxos adequados, técnicas de aquecimento e da mesma forma, limpeza posterior. É um método rápido, econômico e ademais muito versátil. Além disso, requer temperaturas de trabalho relativamente baixas, de tal forma que pode ser facilmente automatizado.

Consumíveis para brasagem de aços e ligas de cobre

Os consumíveis das séries BAg, BCu e BCuZn se empregam ​​na união de aços carbono, ferros fundidos e ademais em ligas de cobre. As ligas de prata BAg são com toda a certeza, as mais utilizadas. Principalmente porque derretem e fluem à temperaturas baixas, enquanto ligas à base de cobre são talvez provavelmente, as mais econômicas. Em contrapartida, requerem mais calor para derreter, o que somente se efetua em fornos industriais.

Qualidade das uniões por efetuadas por brasagem

Do ponto de vista metalúrgico, as ligas de prata e os materiais das peças deverão ser compatíveis, com a finalidade de obter uniões adequadas. Ademais o projeto de juntas deverá estabelecer regiões nas quais as ligas fundidas possam ser distribuídas por ação capilar. 

Ligas de prata

A brasagem com ligas de prata produzem uniões sem deformações, estanques e ao mesmo tempo, resistentes à corrosão. Ademais apresentam alta resistência à tração, boa ductilidade e da mesma forma, excelente condutividade elétrica.

Principais consumíveis de solda prata

1- Solda prata 35

Liga de brasagem de temperatura intermediária. Para uso geral em Cu, latão, Ni, bronze, aço e ademais em outras ligas ferrosas e não ferrosas

Composição química (%)

Ag = 35 %
Cu = 32 %
Zn = 33 %

2- Solda prata 45

Liga para brasagem capilar de todos os tipos de aço, ligas de Cu, ligas de Ni, aço fundido, etc.

Composição química (%)

Ag = 45 %
Cu = 27 %
Sn = 3 %
Zn = 25 %