A princípio, ligas tipo inconel podem ser empregadas com o propósito de unir em forma satisfatória aços inox austeníticos e de maneira idêntica, aços super austeníticos. Além disso, o uso de ligas com Ni, Cr e Mo oferece, com toda a certeza, algumas vantagens na aplicação das soldas. Produzindo ao mesmo tempo, cordões totalmente austeníticos; com maior resistência à corrosão em comparação aos depositados com outros metais de adição.
Aços super austeníticos
Os aços inox austeníticos das séries 300 são frequentemente usados em aplicações de engenharia. Não apenas pela sua boa soldabilidade; como também pela alta resistência à corrosão geral. Por outro lado, com o propósito de melhorar o comportamento desses aços frente à corrosão por pite, se aumentam os teores de Cr e ademais de Mo. Em contrapartida, para manter a estrutura metalúrgica austenítica nos depósitos de solda, o percentual de Ni também é incrementado proporcionalmente ao resto dos elementos de liga. Desta forma, obtém-se um novo grupo de aços inoxidáveis denominados super austeníticos, com teores superiores de Cr, Ni, Mo, Cu e N, que se caracterizam principalmente por possuir excelente tenacidade, alta resistência mecânica, excelente resistência à corrosão, boa soldabilidade e da mesma forma, excelente formabilidade.
Algumas aplicações dos aços inox super austeníticos:
1) Em primeiro lugar, fabricação de equipamentos químicos
2) Em digestores de celulose para branqueamento de papel
3) Da mesma forma, em sistemas offshore para tratamento da água do mar
4) Ademais, em equipamentos para dessalinização
5) Também em trocadores de calor
As ligas tipo inconel
São consideradas superligas à base de Ni. Apresentando características especiais para aplicações em ambientes extremos, onde antes de mais nada, será necessário ter alta resistência ao calor, à pressão e à corrosão. Com o propósito de manter a integridade de peças e componentes em serviço.
Arame e vareta de solda tipo inconel ERNiCrMo-3
Composição Química ( % )
C = 0,10 % max
Cu = 0,50 % max
Mn = 0,50 % max
Fe = 5,0 % max
Ti = 0,40 % max
S = 0,015 % max
Cr = 20,0 % – 23,0 %
Nb + Ta = 3,15 % – 4,15 %
Mo = 8,0 % – 10,0 %
Ni = 58,0 % min