O aço super austenítico 904L se projeta para suportar, em primeiro lugar, condições rigorosas de trabalho. Possui alto teor de Cr e Ni, com acréscimos de Mo e igualmente de Cu. Adicionados com a finalidade de aumentar a resistência à corrosão em ambientes com ácidos inorgânicos e da mesma forma, com ácidos orgânicos.
Ao mesmo tempo, devido a seu baixo teor de C, não produz precipitação de carbonetos com tratamentos térmicos ou similarmente processos de soldagem. Como resultado, se elimina totalmente o potencial de corrosão intergranular durante o serviço de equipamentos.
Propriedades gerais do aço 904L
Comparado com o inox AISI 316L, o aço 904L possui menor teor de C, maior teor de Cr e ademais o dobro de Ni. Produzindo por conseguinte, um aumento da resistência a oxidação em temperaturas elevadas e acima de tudo, aos pites em ambientes com ácidos redutores, como por exemplo o ácido sulfúrico.
O aço 904L se emprega extensivamente na indústria de processos químicos, incluindo a produção de fertilizantes à base de fosfatos. Pode ser empregado em contato com a água do mar (até 70 ° C) e da mesma forma, com ácido sulfúrico ou fosfórico. Além disso, é facilmente soldado e processado pelas práticas padrão de fabricação em oficinas.
Aplicações industriais do aço 904L
- Tubulações para a industria petroquímica
- Processamento químico dos ácidos sulfúrico, fosfórico e similarmente o acético
- Unidades de dessulfuração de gases de combustão, primordialmente em usinas de energia
- Tubos de condensadores e ademais estações para tratamento da água do mar
- Trocadores de calor
- Construção naval
- Equipamentos para a indústria da celulose e principalmente do papel
- Produção farmacêutica e da mesma forma, máquinas para fabricação de alimentos
- Produção de fertilizantes sintéticos
- Equipamentos ambientais
Métodos e procedimentos de soldagem
Como se acontece com outras ligas inoxidáveis, o aço 904 L pode ser soldado facilmente de várias maneiras. As técnicas mais apropriadas são: soldagem manual com eletrodo revestido e soldagem com processos por arco elétrico e gás protetor inerte, Tig e Mig. Os consumíveis de solda deverão ter uma composição equivalente ao aço 904L, com baixos teores de impurezas, para evitar rachaduras a quente durante o processo de união: AWS E385-16 / 17 (eletrodo revestido) e AWS ER385 (Tig e Mig).
Frequentemente não são aplicados tratamentos de preaquecimento antes da soldagem. Da mesma forma, tratamentos térmicos pós-soldagem. Por outro lado, para fazer um tratamento de solubilização no aço 904L, as partes deverão ser submetidas à temperaturas na faixa de 1100 º C até 1150 º C e logo resfriadas rapidamente.
Vareta Tig e arame Mig ER385
Composição Química ( % )
C = 0,025 % max
Si = 0,50 % max
Mn = 1,0 % – 2,5 %
Cr = 19,5 % – 21,5 %
Ni = 24,0 % – 26,0 %
Mo = 4,2 % – 5,2 %
Cu = 1,2 % – 2,0 %
Eletrodo revestido E385
Composição Química ( % )
C = 0,03 % max
Si = 0,90 % max
Mn = 1,0 % – 2,5 %
Cr = 19,5 % – 21,5 %
Ni = 24,0 % – 26,0 %
Mo = 4,2 % – 5,2 %
Cu = 1,2 % – 2,0 %