A vareta de alumínio ER 4047 foi primeiramente desenvolvida para aplicações de brasagem. Aproveitando primordialmente o baixo ponto de fusão e da mesma forma, sua estreita faixa de congelamento. Produz soldas brilhantes e ademais isentas de manchas. São usadas frequentemente em ambientes com temperaturas elevadas.
Ligas à base de Al
São metais com baixo peso e ademais boa resistência à corrosão. Apresentando ao mesmo tempo, excelente soldabilidade. Principalmente com os processos por arco elétrico e gás inerte Tig e Mig. As peças podem ser fundidas, forjadas, conformadas e similarmente usinadas.
Empregadas frequentemente em fabricações estruturais a um custo razoável. Categorizadas em famílias, com um sistema de identificação de quatro dígitos:
1xxx
Al quase puro, com teor de 99 %.
2xxx
Ligas aeroespaciais de Al com alta resistência.
3xxx
Ligas de Al com resistência média.
4xxx
Frequentemente usadas como metais de adição; para soldagem ou do mesmo modo, brasagem (4043, 4047)
5xxx
Principalmente para fabricação de chapas com alta resistência
6xxx
Ligas tratáveis termicamente
7xxx
Outro grupo de ligas aeroespaciais de alta resistência.
Várias aplicações industriais fazem uso não apenas da sua resistência à corrosão, como também condutividade, tanto térmica quanto elétrica.
A vareta de alumínio ER 4047
4047 é uma das ligas de Al mais conhecida pelos soldadores. Contém 12 % Si, que melhora a fluidez do banho fundido durante a soldagem. Especialmente na fabricação de trocadores de calor. Ademais; o elevado teor deste elemento de liga, minimiza as forças de contração durante o processo de resfriamento. Produzindo por conseguinte, cordões com menor distorção. Sendo caracterizados por acabamentos suaves e ademais brilhantes. Além disso, o metal depositado pode suportar temperaturas elevadas. Apresentando dessa maneira, alto desempenho em aplicações automotivas e ademais aeroespaciais. Ao mesmo, tempo resiste à corrosão e ao desgaste melhor do que o tipo 4043 e outras ligas de Al. A principal desvantagem da vareta de solda alumínio 4047 reside em sua baixa ductilidade, talvez de 2 % a 4 %, inferior ao 7 % a 8 % da liga 4043.
Por outro lado, a maioria dos projetos industriais não leva em conta a ductilidade. No entanto, algumas fabricações são propensas à deformação plástica durante o serviço. Por exemplo os automóveis; que às vezes sofrem acidentes. Ao projetar estruturas automotivas, a liga 4043 supera as características do tipo 4047.
Composição Química ( % )
Si = 11,0 % – 13.0 %
Fe = 0,80 % max
Cu = 0,30 %
Mn = 0,15 % max
Mg = 0,15 % max
Zn = 0,20 % max
Be = 0,0003 % max
Ti = 0,15 % max
Al = resto
Resistência à tração: 180 Mpa (valores aproximados)